OS RITMOS DO BRASIL | NORDESTE
Não há lugar como o Nordeste, né? As pessoas, os lugares, a cultura – tudo! – tão diverso em sua singularidade, que faz com que qualquer pessoa se sinta em casa e agradecida por estar ali.
É um mix de sensações e sentimentos que transborda.
E, por todos os lugares que se anda, você ouve clássicas canções que embalam as ruas, esquinas, restaurantes e apresentações. São estilos como o forró, brega, axé, baião, maracatu e diversos outros que carregam vozes marcantes da nossa música brasileira. Ou vai dizer que você nunca ouviu falar em Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Elba Ramalho, Dominguinhos?
Os artistas clássicos, precursores dos ritmos que admiramos no dia-a-dia, são referência para novos artistas da cena. É o caso, inclusive, dos parceiros que chamamos para o nosso Nova Brasil Convida, Rachel Reis e Tagore. Dá um bizu no papo que tivemos com eles clicando no link no nome de cada um. 😉
Ah, e claro que não poderíamos deixar de falar de dois ritmos marcantes! Pra começar, a pisadinha – ou piseiro! -, estilo musical que domina as rádios e todos das playlists nas plataformas de streaming. O ritmo começou em 2000 na Bahia e conquistou o país com os Barões da Pisadinha, se tornando referência pra inúmeros artistas do pop nacional, como a nossa amada Duda Beat!
O outro é o manguebeat, criado pelo fenomenal Chico Science no começo de 1990. O cantor e compositor viu na música a oportunidade de falar e denunciar todos os problemas e questões que Pernambuco enfrentava durante a década que foi uma das mais tensas na região. O movimento contracultural apresentou uma revolução musical entre os artistas que repercute e é inspiração até hoje. <3 E aí, curtiu conhecer um pouquinho mais sobre artistas e ritmos da região?
***
Nós somos a Tecla Music: agência de music branding especializada em curadoria e gestão sonora para marcas com mais de 15 anos de experiência no mercado. Traduzimos os valores do seu negócio e ajudamos a inspirar os clientes com estratégias sonoras – para diferentes plataformas. E aí, vamos fazer barulho? Clique aqui para contratar!