Como o Jazz conquistou a Gen Z
A Geração Z nasceu com a banda larga – e se desenvolveu na velocidade da tecnologia! Com um perfil ágil, eles têm consciência social e vivem pra quebrar rótulos. Então, o que explica a aproximação entre essa garotada com o Jazz, gênero que surgiu no século passado?
O ano era – algo entre – 1890 e 1900. Em New Orleans, o intercâmbio cultural de africanos e europeus gerava nos Estados Unidos o que hoje chamamos de Jazz. O gênero musical mistura de blues, ragtime, com improvisos e mudanças rápidas de tom. Tanta personalidade logo se espalhou no mundo todo e deu renome à Louis Armstrong, Duke Ellington e Benny Goodman.
Em retrospectiva, parece loucura imaginar esse som nos tempos atuais – tão efêmero e veloz. Mas, a gente sabe que a música transcende gerações, preservar e contar histórias, dá um tom no modo de viver.
E assim anunciamos: o Jazz não sai de moda! Indo além, é a nova tendência entre a Geração Z!
UM HIT NA MODA
No Pinterest Predicts de 2024, o Jazz ganhou destaque especial. Aliás, pesquisas com o termo na rede de descobertas cresceram muito – muito mesmo!
A busca por “Jazz funk”, por exemplo, teve um aumento de 75%. E se a moda pega, “Roupas no estilo Jazz” dá um show com mais 180% de interesse.
DO T!KT@K > PRO GRAMMY
Na rede vizinha, @Laufey é quem espalha as ondas do gênero e atrai o público jovem para perto do Jazz!
Nascida em 99, ela gera identificação com um público que, assim como ela, faz parte da Geração Z.
Durante a pandemia, ela viralizou cantando experiências e sentimentos pessoais. Multi instrumentista e com familiares musicistas, também compartilhou com os seguidores playlists e dicas sobre como começar a explorar o gênero.
Rapidamente, temas como amor, ansiedade e nostalgia viraram o álbum Bewitched – que em menos de 24h bateu 6 milhões de reproduções no Spotify e rendeu a ela o título de maior estreia do segmento no streaming e um Grammy!
VELHA GUARDA
Ficou com vontade de conhecer (ou ouvir) mais Jazz? A gente te ajuda! Pega a lista de ícones da nossa curadoria:
-Thelonious Monk
-Billie Holiday
-Chet Baker
-Nina Simone
-Miles Davis
Ou dê o play nessa seleção que tá pronta pra ouvir!
***
Nós somos a Tecla Music: agência de music branding especializada em curadoria e gestão sonora para marcas com mais de 15 anos de experiência no mercado. Traduzimos os valores do seu negócio e ajudamos a inspirar os clientes com estratégias sonoras – para diferentes plataformas. E aí, vamos fazer barulho? Clique aqui para contratar!