A PREGUIÇA É SUBVERSIVA - POR THE SUMMER HUNTER - Tecla Music Agency
VOLTAR

A PREGUIÇA É SUBVERSIVA – POR THE SUMMER HUNTER

Numa sociedade totalmente orientada à produtividade, abraçar esse estado de espírito soa a transgressão. E como se não bastasse o receio de sermos estigmatizados por quem nos cerca, a preguiça costuma vir de mãos dadas com a culpa. Mas há bons motivos pra você se render ao sofá e fazer corpo mole de vez em quando, até pra conseguir continuar girando na rodinha do hamster depois.

O fato de não permitirmos dar vazão à preguiça — sentimento que todo ser humano conhece — pode ser mais prejudicial ao nosso bem-estar do que falhar na missão (impossível?) de nos mantermos sempre ocupados. Isso porque quando estamos ocupados com as tarefas diárias, acionamos uma camada mais superficial dos nossos pensamentos. Ou seja, estamos mais focados em executar planos do que em refletir sobre eles. Por outro lado, ao entrarmos no modo dolce far niente, a mente voa e conseguimos acessar lugares mais profundos onde residem a raiz dos nossos problemas, nossas motivações e outros elementos que podem ajudar a tomar decisões e conduzir o rumo das nossas vidas.

Quem nunca saiu de férias e sentiu certo incômodo ao notar questionamentos aflorando e a sensação de que, com tempo livre, a cabeça fica a mil? Liberada das demandas imediatas do cotidiano, a mente também encontra espaço pra ser mais criativa. Não à toa, é comum termos um insight sobre como solucionar uma questão, ou uma ideia incrível de projeto, justamente quando não estamos pensando ativamente sobre o assunto.

Em um plano ainda mais profundo, o impulso de estar ocupado o tempo todo pode mascarar um outro tipo de preguiça: o de lidar com questões emocionais e psicológicas mais profundas. Olha que papo bom para puxar na próxima sessão de terapia. Risos.

Por essas e outras, viver uma vida solar requer tempo pra processar as informações, emoções, sensações e afins com as quais nos deparamos todos os dias. E a sensação de preguiça que tenta tomar conta de nós de vez em quando pode ser um lembrete de que você precisa abrir esse espaço na agenda pra desacelerar.

Tem dias que tudo o que a gente quer é ficar na rede olhando pro além. Mas, numa sociedade que preza a produtividade acima de tudo, render-se à preguiça é uma subversão. Aqui, a gente explica por que você deveria abrir espaço na agenda pra abraçar esse estado de espírito.

Fica relax e dá o play nessa trilha feita 100% para esse momento! Tá na mão: clique aqui!

FALA COM A GENTE

    enviar

    Faça parte da ONDA, a newsletter da Tecla Music, e fique por dentro do mundo da música: